9 de jun. de 2009

IE Comemora Dia Mundial do Meio Ambiente com Oficina de Reciclagem em Pium


Nesta última sexta-feira, dia 4, cerca de 260 crianças, entre 8 e 12 anos, participaram de uma oficina de reciclagem realizada pelo Instituto Ecológica (IE) na escola Trajano Coelho Neto. A capacitação contou com o apoio de 2 profissionais e 3 estagiários das áreas de educação ambiental, design de materiais recicláveis e engenharia ambiental. Durante o período matutino e vespertino, a oficina desenvolvida para comemorar o dia mundial do meio ambiente, teve como objetivo mostrar para as crianças a importância de reciclar e contribuir com a preservação da natureza.

A oficina de reciclagem desenvolveu metas de ensino tanto teórico quanto prático, com o intuito de qualificar o conhecimento dos pequenos em relação às alternativas sustentáveis de diversão, associada ao ensino referente à educação ambiental. O processo de reciclagem foi passado para as crianças de forma prática e divertida, elas aprenderam a construir brinquedos e manusear materiais recicláveis, além de desfrutarem da teoria passada pela educadora ambiental do IE, Paula Montenegro.

No final do dia, garrafas pet, vidros de xampu, bisnagas de pasta de dente dentre outros materiais, se transformaram em peixinhos, monstrinhos, naves, polvos e gafanhotos. Durante a oficina, as crianças se mostraram interessadas em tudo que estava sendo passado e se apaixonaram pelo resultado alcançado, depois de tanto recorte, tanta pintura e principalmente, depois de terem coletado todo aquele material que, até então, não passava de lixo.

O Instituto Ecológica promoveu esta oficina na região em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, com o propósito de aperfeiçoar e qualificar o entendimento das crianças de Pium, no que se refere às boas práticas de manipulação de materiais recicláveis, envolvendo as questões ambientais com foco no conhecimento e no direito que cada criança tem, de se divertir.

Camila Furtado
Comunicação Área Técnica
Instituto Ecológica

Foto: Arquivo IE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário