25 de mai. de 2009

Pesquisas com Avifauna Revela Diversidade da Bacia do Rio do Coco-TO


Pesquisas com avifauna através do Projeto Bacia do Rio do Coco, desenvolvido pelo Instituto Ecológica (IE) na região da região da APA Ilha do Bananal|Cantão, revelaram as potencialidades em biodiversidade e riqueza da região.

Os estudos foram realizados através de um inventário de avifauna, realizado sob a coordenação do pesquisador Renato Torres e revelou que a região possui um elevado número de aves que incluem espécies endêmicas e ameaçadas de extinção.

A região da bacia do rio do coco, por estar situada em uma área de transição (ecótona) onde há o encontro dos biomas Floresta Amazônica e Cerrado, possui grande diversidade de espécies, sendo considerada de fundamental importância ambiental.

Entre os resultados obtidos pelo estudo destacam-se um total de 240 espécies de aves. "Quando se soma as 317 espécies já estudadas dentro do parque Estadual podemos chegar a um total de 350 espécies ao longo de toda a bacia do rio do coco" explica Renato Torres.

"Foram diagnosticas 18 espécies endêmicas, destas 15 são da região amazônica e 03 do Cerrado, esta grande diversidade na região ocorre porque o rio do coco funciona como um corredor ecológico" relata Torres. A pesquisa ainda verificou duas espécies vulneráveis à extinção (Penelope ochrogaste - Jacu-de-barriga-vermelha/ e Cercomacra ferdinandi - Chororó-tocantinense) e uma considerada como criticamente ameaçada (Celeus obrieni - Pica-pau-do-parnaíba). A pesquisa contou com mais de 100 horas de levantamento de campo e utilizou metodologias de observações diretas com binóculos, registro das vocalizações dos pássaros e a captura de espécies com redes de neblina.

"A pesquisa com Avifauna foi muito importante para o Tocantins, pois foi a primeira vez que se estudou a bacia do rio do coco em sua totalidade. E como resultado do trabalho realizado na região, sugerimos a inclusão da bacia do rio do coco como uma IBA (área importante para a avifauna), que é uma classificação internacional da Ong Bird Life reconhecida mundialmente no campo de pesquisas com aves da Amazônia e do Cerrado", relata Torres. Em breve os resultados encontrados na região serão divulgados pela Bird Life através do lançamento de um livro.

Sobre o Projeto Bacia do Rio do Coco-TO

Em março deste ano, o IE realizou um workshop de conclusão do Projeto Proteção dos Recursos Hídricos na Bacia do Rio do Coco-TO, que foi desenvolvido ao longo de 02 anos na região (APA) da Ilha do Bananal|Cantão, localizada à oeste do estado do Tocantins. O projeto patrocinado pela Petrobras via Programa Petrobras Ambiental, atuou em linhas de ação como o incentivo à preservação dos recursos hídricos e naturais da região, pesquisas com biodiversidade, reflorestamento de áreas degradadas através do plantio e doação de mudas nativas do Cerrado, atividades de capacitação com foco na preservação ambiental e no desenvolvimento sustentável de comunidades. Leia +



Claudia Sakai
Comunicação Institucional
comunicacao@ecologica.org.br
Foto: Renato Pin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário