19 de jun. de 2009

Instituto Ecológica Marca Presença no 7º Fórum do Lago


A 7º edição do Fórum do Lago começou no dia 15 de junho, e teve como sede a escola São Francisco de Assis em Palmas. Com a presença de várias entidades do estado, estudantes e visitantes em geral, o evento além da abertura oficial, contou com stands de órgãos e empresas que prezam pelos cuidados com o meio ambiente. O stand do Instituto Ecológica foi montado com o propósito de divulgar os projetos desenvolvidos e o "Empório Mãos do Cerrado" que, a partir de agora será o canal de comercialização dos produtos sustentáveis desenvolvidos por comunidades.

Na ocasião do Fórum do lago, o Instituto Ecológica lançou também o projeto Comercialização de Produtos Sustentáveis aprovado em 2008 e que conta com o patrocínio do SEBRAE-TO e apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins e projeto Mulheres Mil. O projeto tem por objetivo, desenvolver um trabalho associado à auto gestão e aumento de renda dos produtores/artesãos por meio da inserção de produtos sustentáveis no mercado, e prioriza também a qualidade de vida das comunidades envolvidas, estabelecendo metas para a promoção de um trabalho ecologicamente correto.

O Instituto Ecológica além de expor os doces, licores, geléias, biojóias e artesanatos feitos com fibras de babaçu e papel reciclado, pode mostrar para os participantes do fórum, a importância de se trabalhar alternativas sustentáveis de renda, com foco na preservação ambiental e qualificação profissional dos produtores envolvidos. Como resultado da exposição dos produtos e da divulgação do Empório, pode-se observar a aceitação do público mediante a comercialização realizada durante os dias de fórum. Como próximos passos, a comunidade juntamente com o Instituto Ecológica devem se preparar para as demandas, de forma a adequar produtos e atender as exigências do mercado.


Texto e foto:

Camila Furtado
Comunicação Área Técnica
Instituto Ecológica

Nenhum comentário:

Postar um comentário